BUGIO


*HISTÓRIA


O nome foi dado a partir de origem de inspiração dessa música o bugio.O estilo surgiu primeiramente no interior do gaúcha e se circulou para outra área do Brasil. As origens da criação do ritmo são controversas, sendo que algumas pessoas acreditam que tenha surgido na tentativa de imitar o ronco do bugio usando o jogo de fole da gaita .


Contexto cultural :  No ano 1920,o bugio era um estilo musical que afetava mais as classes sociais menos favoráveis, sendo pouco aceito pelo estatuto social mais alto. Foram envolvidos movimentos bem parecidos com os de bugios na própria dança, com dois passos para cada lado e um pequeno pulo lateral na passagem do segundo para o terceiro movimento.

Criador do estilo: Neneca Gomes, morador da localidade Mato Grande, Quinto Distrito de São Francisco de Assis.

*Instrumentos típicos

Os instrumentos principais são acordeão,violão,tambor ,gongo,entre outros. O acordeão é um instrumento musical típica do Brasil,usado com muita freqüência para criar  música. É composto por um fole, um diapasão e duas caixas harmónicas de madeira. Acordeão tornou-se popular principalmente no nordeste, centro–oeste e sul do Brasil. Os primeiros gêneros retratavam o folclore dos imigrantes portugueses, alemães, italianos, franceses e espanhóis.


No nordeste do brasil onde é conhecido como saxofone, o instrumento deu início ao um novo estilo musical : forró, acompanhado pela construção de malhas de ferroviária brasileira na época de século XX.


*Artistas e canções famosas.

Os Serranos 

Os Serranos é um tradicional conjunto musical gauchesco, criado em 1968 em Bom Jesus, uma cidade localizada na serra do Rio Grande do Sul. Os Serranos é um dos poucos conjuntos de música gaúcha que ainda preserva o tradicionalismo da cultura do Sul em suas canções. Seu principal compositor, Edson Dutra, um grande "tocador de bugios", é um exímio instrumentista, com forte influência dos Irmãos Bertussi. Os Serranos concorreram ao Grammy Latino 2009 na categoria de Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras, com o álbum Os Serranos - 40 anos de História, Música e Tradição.
Os bertussi Criou com seu irmão Honeyde Bertussi (20 de fevereiro de 1923 - 04 de Janeiro de 1996) um grupo de baile que foi dado o nome de Irmãos Bertussi por um radialista.
Ele e seu irmão foram os pioneiros da música tradicionalista gaúcha, e também foi o primeiro grupo a incluir a bateria em bailes, fato inédito, porque na época os artistas se apresentavam nos bailes com um pandeiro, uma gaita, um violão e um bumbo leguero.Inclusive foram eles dois formavam um dueto fantástico de acordeon, dando assim inicio á moda de baile com duas gaitas ao invés de uma só .
É hoje é referenciado como um símbolo do tradicionalismo.


 Bugio da Fronteira-------Os Serranos


Opinião pessoal ( Xavier):
O estilo bugio tem uma característica bem definida e inconfudível no palco da musica brasileira. Pelo qual conheço, os rítimos são sempre cheio de alegrias e sensação de campo da aldeia. Os cantores e membros de banda se vestem sempre com roupas típicas locais,deixando uma impressão bastante forte.Cada vez que ouço músicas de bugio, aparece na mente uma imagem de harmónia total entre os homens e a natureza. Como se fosse abstraido da civilização industrial ,cheirando ar fresca das aldeias. Adoro bugio. 


没有评论:

发表评论